Dentes alinhados e boca saudável: conheça a ortodontia
Mais do que estética, o perfeito alinhamento dos dentes traz benefícios para a saúde bucal e aumenta a qualidade de vida do paciente. Dentes tortos ou mordidas que não se encaixam da maneira correta podem prejudicar os músculos da mastigação e causar dores de cabeça ou desencadear a DTM (disfunção temporomandibular).
A ortodontia é a especialidade odontológica que diagnostica, trata e previne os problemas causados pelas más oclusões dentárias. São os profissionais ortodontistas que realizam tratamentos com aparelhos fixos ou móveis e nos ajudam a conquistar um sorriso bonito e saudável.
Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe este artigo!
O que é Ortodontia?
Como dissemos, a ortodontia é a área da odontologia que cuida das posições dos dentes e da saúde dos ossos maxilares. Pacientes com dentes encavalados (apinhados), separados (diastema) ou com mordidas incorretas (má oclusão) podem se beneficiar dos tratamentos ortodônticos.
Ao contrário do que muita gente pensa, não são somente as crianças e adolescentes que podem utilizar os aparelhos: não existe limite de idade para cuidar do sorriso e da saúde bucal.
Principais tipos de aparelhos ortodônticos
Da mesma forma que existem diversos tipos de problemas com as oclusões dentárias, existem muitas opções de aparelhos ortodônticos no mercado. Conheça alguns deles:
Aparelho fixo: é o famoso sorriso metálico, formado por anéis, fios e braquetes. Esse tipo de aparelho fica colado aos dentes e só é retirado ao final do tratamento.
Aparelho estético: seguindo o mesmo princípio do aparelho fixo, esse aparelho é transparente e traz a vantagem da discrição.
Aparelho lingual: também trabalha o posicionamento dos dentes, mas é colocado na parte interna dos dentes. Dessa forma, ele não aparece.
Aparelho alinhador: esse aparelho é moldado de acordo com a arcada do paciente, não aparece e é removível. Dessa forma, traz mais conforto na hora de comer e de higienizar a boca.
Aparelho reposicionador de mandíbula: esse tipo de aparelho trata as disfunções da mandíbula, favorecendo a mordida correta e sendo muito eficaz para os tratamentos de DTM.
Aparelho extrabucal: esse aparelho externo direciona o crescimento dos dentes e dos ossos, sendo indicado para crianças e adolescentes.
Aparelho móvel: normalmente, esse aparelho é utilizado na etapa final do tratamento ortodôntico, como contentor, evitando que os dentes voltem à sua posição inicial.
Qual o melhor tratamento?
Como vimos, as opções de tratamento ortodônticos são muitas. Para saber se precisa fazer uso do aparelho e qual tipo é o mais adequado para o seu caso, você deve consultar um profissional ortodontista de confiança.
Na consulta, o dentista irá realizar exames clínicos, analisar seu histórico de saúde e solicitar exames de imagens, como radiografias e ressonâncias.
Somente com um diagnóstico completo é que você poderá começar a tratar da sua saúde bucal da melhor forma.
Se você está com problemas relacionados aos dentes desalinhados, procure um ortodontista!