DTM: Conheça os principais sintomas e tratamentos
A DTM (Disfunção Temporomandibular) é uma condição que afeta a ATM (articulação temporomandibular), podendo prejudicar a qualidade de vida do paciente.
Causa de queixas constantes em consultórios odontológicos, a DTM é uma doença que pode exibir sintomas que muitas vezes parecem não estar relacionados.
Quer saber um pouco mais sobre este assunto? Continue lendo nosso artigo!
O que é ATM?
A ATM é a articulação temporomandibular, que liga o maxilar ao crânio do lado esquerdo e direito. Trata-se de uma das estruturas mais complexas do corpo humano, com músculos, ligamentos, discos e ossos.
Essa é a articulação que nos permite realizar movimentos como abrir e fechar a boca, falar, mastigar e engolir.
O que é DTM?
DTM é a abreviação de Disfunção Temporomandibular e engloba muitas anormalidades no funcionamento da ATM e nos músculos da mastigação.
De modo geral, existem três tipos de DTM: muscular, que ocorre quando há um excesso de tensão nos músculos da mastigação; articular, que pode decorrer de sobrecargas da articulação ou de doenças como osteoartrose a artrite reumatoide; e a mista, que conta com disfunções musculares e articulares simultaneamente.
Quais são as causas?
Não existe uma causa específica para que essa disfunção se apresente, mas alguns hábitos e predisposições podem contribuir para seu desencadeamento e o surgimento das dores.
Alguns exemplos são: traumas, estresses emocionais, depressão, pressionamento excessivo e constante dos dentes durante o dia, bruxismo do sono etc.
Quais são os sintomas?
As disfunções da ATM podem apresentar vários sintomas distintos, por isso é preciso sempre consultar seu odontologista de confiança para chegar a um diagnóstico correto.
Alguns sintomas e sinais mais comuns das DTM são:
- Dor ao mastigar, bocejar ou abrir exageradamente a boca;
- Limitação de movimentos ou travamentos da mandíbula;
- Cliques ao abrir ou fechar a boca;
- Dor na face, pescoço e/ou ombro
- Cansaço nos músculos da face
Quais os tratamentos?
Apesar de não haver uma cura para a DTM, existem diversos tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas.
Geralmente, são indicados métodos conservadores, ou seja, não invasivos. Uma combinação dos seguintes recursos terapêuticos pode ser ideal para amenizar os sintomas:
- Aplicação de calor úmido para eliminar a dor e o espasmo muscular;
- Prescrição de medicamentos como relaxantes musculares, analgésicos ou anti-inflamatórios;
- Uso de placas de mordida para evitar o rangimento dos dentes durante a noite;
- Recomendação de exercícios de relaxamento para controlar a tensão e o estresse;
Como podemos perceber, a DTM é um problema complexo que envolve diversas áreas de nossa saúde, não somente a articulação temporomandibular.
Por isso, é muito importante procurar um profissional habilitado nessa especialidade para tratar os sintomas e garantir uma boa qualidade de vida.