Guia básico de cuidados com aparelhos ortodônticos: da alimentação à higienização
O aparelho ortodôntico é um importante aliado daqueles que querem conquistar um sorriso alinhado e uma boca saudável.
Porém, com a instalação desse novo sorriso metálico, temos que adotar cuidados extras com a higienização e com alguns tipos de alimentos, para que o tratamento ocorra da melhor forma possível.
A seguir, separamos algumas dicas de cuidado bucal para quem usa aparelho. Confira!
Cuidados com os alimentos
Os aparelhos ortodônticos são resistentes o suficiente para durar e alterar a configuração dos dentes, mas também devem ser colocados de forma que sua remoção não prejudique o esmalte dentário.
Por isso, existem alguns alimentos que devem ser evitados, já que podem descolar ou quebrar os braquetes.
Confira a seguir a lista com os principais alimentos que deve evitar.
Alimentos duros
Por mais gostoso que seja assistir um filme comendo uma pipoca, pessoas que usam aparelho fixo devem evitar snacks muito duros e crocantes, pois eles podem descolar ou quebrar os braquetes.
Nessa categoria, também estão as balas, torresmos, nozes e castanhas.
Alimentos pegajosos
É fácil entender por que esses alimentos devem ser evitados: devido à sua consistência, eles podem grudar nas partes do aparelho, fazendo uma bagunça e dificultando a higienização.
Então, evite balas, chicletes, caramelos e jujubas enquanto estiver usando aparelho.
Além dos motivos citados acima, esses alimentos são ainda muito ricos em açúcar, favorecendo o surgimento das temidas cáries.
Alimentos grandes
Quem usa aparelho fixo deve evitar morder alimentos muito grandes, como maçãs e sanduíches, por exemplo.
O ideal é cortar tudo em pedaços menores, para facilitar a mastigação e diminuir a chance de quebrar algumas peças do aparelho.
Alimentos com corantes
O corante presente em alguns alimentos pode manchar a massa utilizada para colar os braquetes nos dentes – efeito que fica ainda mais evidente quando o aparelho é retirado.
Evite também alimentos com cores muito fortes, como beterraba, café e refrigerantes.
Refrigerantes
Os refrigerantes possuem uma grande quantidade de corantes, por isso devem ser evitados.
Mais ainda, por serem ricas em açúcares, essas bebidas podem favorecer o surgimento das cáries. O seu alto índice de acidez também danifica o esmalte dentário.
Cuidados com a higienização
Quem usa aparelho ortodôntico fixo sabe o quanto a higienização pode ser um passo complicado, já que os braquetes e fios dificultam o acesso da escova ao mesmo tempo que facilitam a retenção de comida.
Apesar da dificuldade, não podemos deixar a escovação de lado, porque ela evita o acúmulo de bactérias causadoras de cáries e tártaros.
Algumas ferramentas e passos simples podem nos ajudar a fazer uma limpeza mais completa. Olha só:
Rotina de escovação
O movimento de escovação é basicamente o mesmo do que o indicado para quem não usa aparelho: posicionar a escova a 45 graus do dente e realizar movimentos circulares pequenos.
Aqui, a diferença é que a escovação é dividida em etapas: primeiro escove a margem da gengiva, depois a parte superior dos braquetes e por fim a sua parte inferior e o arco.
Para facilitar esse processo, você pode utilizar uma escova ortodôntica, que tem um formato especial pensado para se encaixar na estrutura do aparelho e alcançar onde a escova convencional não chega.
Uso do fio dental
Utilizar fio dental é um passo essencial para a higienização, mas a presença do arco do aparelho pode dificultar o processo.
Apesar da dificuldade, não pule esse passo: não utilizar fio dental pode causar gengivites e tártaros.
Nessa hora, utilize o passa-fio, um instrumento em formato de agulha que ajuda a direcionar o fio entre os dentes e a garantir a limpeza correta da gengiva e dos espaços interdentais.
Finalize a limpeza com bochecho
Os enxaguantes bucais com flúor ajudam a completar a higienização, prevenindo o surgimento de cáries e manchas brancas nos dentes.
Mas esse passo não substitui a escovação e o uso do fio dental, que removem de maneira mecânica os resíduos de alimentos.
Profilaxia
Para fazer uma higienização ainda mais completa e garantir que o tratamento ortodôntico ocorra sem maiores problemas, recomenda-se que o paciente faça regularmente a limpeza dentária em consultório.
Dessa forma, previne-se de forma mais eficaz o aparecimento de doenças bucais e periodontais (gengivite).
Além de seguir estas dicas, não se esqueça de sempre consultar seu ortodontista para obter as melhores orientações de cuidado com o seu aparelho e com a sua saúde bucal.